domingo, 25 de agosto de 2013

2

CARTEIRA !!!






Boa noite amigas !!!
Assisti um video da IARA CAPRARO , gostei e aproveitei a sugestão , fiz uma carteira  .
Fiz também um passo a passo com algumas alterações.

Materiais:
1 embalagem de leite .
tecido de algodão .
cola branca do rótulo azul .
cola permanente .
cola de contato.
1 ima fecho.
Depois da embalagem limpa , abrir o fundo e a parte de cima cortando com tesoura , depois abrir na emenda que vem na embalagem.
Retirar a parte escrita da embalagem é fácil , com algum objeto de ponta solta o começo  e vai puxando  , se estiver ruim de sair  vai umedecendo a ponta dos dedos e passando que ela solta.
Feito isto , medir 30  x 20  cm , dobrar ao meio vai ficar 15 cm de altura e 20 cm de comprimento  , com a tesoura retirar os cantos dando uma arredondada.
O lado do aluminio vai  ficar por dentro , passar pouca cola branca para não manchar o tecido  e com o tecido escolhido para o forro aderir sobre a cola, depois com tesoura retirar o excesso de tecido em toda a volta.
Virar do lado em que retiramos as letras e fazer o mesmo passar cola branca e aderir o tecido estampado ,deixando 6 cm de sobra de cada lado para acabamento e para colocar o fecho.

Fazer uma dobra no tecido de cada lado onde vai ser a abertura da carteira como se fosse fazer uma barra de 3 cm , marcar o meio dos dois lados e colocar o fecho eu coloquei o ima bailarina ,prestar atenção para ficar certo para o lado de dentro , passar a cola de contato no tecido e colar a barra.
Recortar o excesso do tecido em toda a volta da carteira .
Para as laterais cortar 4 tecidos na medida de 26  x 6 cm , dobrar ao meio e cortar  deixando com 4 cm no meio da tira  ficando um corte em diagonal como mostra o modelo.
Juntar 2 tecidos direito com direito e passar uma costura em cada ponta , desvirar o tecido  deixando o lado direito para fora .
Dobrar ao meio e juntar a parte diagonal uma contra a outra e passar uma costura , depois pregar viés para acabamento.
Vai ficar assim .
Aqui já está costurada e aberta .
Agora vamos unir as laterais na carteira , passar bem pouquinho de cola permanente  em toda a volta das laterais e da carteira  , juntar as partes ,assim fica firme e facilita para fazer o acabamento com o viés.
O viés pode ser feito do mesmo tecido da carteira ,mas eu preferi colocar viés pronto.
Para colar o viés vamos usar a cola de contato ,passar a cola no viés e na  volta da carteira e aguardar alguns minutos  até ficar no ponto de grudar , fazer  dos dois lados .

Com a cola de contato apliquei um viés e por cima uma sianinha para dar um charme .
Pode ser feito esta parte antes de colar as laterais ,ou então depois da carteira finalizada .
Espero que tenha explicado bem .


OBS: no vídeo a Iara Capraro sugeriu a cola goma flex.
 mas essa goma é a cola branca.
e ela passa tinta para esconder as letras , eu prefiro retirar a pelicula.      

                                                                    Beijinhos .....                                      




2 comentários: